Realizando Seus Desenhos é você exibir conteúdo sobre desenhos e as demais artes visuais

Veja 10 afirmações curiosas sobre Paul Gauguen

03 abr 2013 | por Edson Palma / "Somos todos viciados em artes visuais e plásticas!"
10 afirmações curiosas sobre Paul Gauguen
Esse intrigante artigo fala sobre o precursor da arte moderna no século XX. Sua inquietante história confirma o porquê Van Gogh cortou sua orelha. São inquietantes razões para você apreciar - ou odiar os excêntrismos que tornaram Paul Gauguen, até o momento, desconhecido da maioria de nós, um homem selvagem.

Eugène Henri Paul Gauguin (1848 - 1903), gostava de escrever para os seus amigos, esbanjar dinheiro e, sobretudo, descredibilizar algumas das suas próprias pinturas.
 
Abaixo está uma lista de afirmações que denotam a trajetória desse pós-impressionista:
 
1) - Ele foi um dos poucos artistas que teve a coragem de desmoralizar a própria arte - Informação tirada da revista Veja dia 20 de outubro de 2010.
 
2) - Seu reconhecimento mundial se deu agora, porque no 4º andar da galeria Tate Modern, em Londres, 100 das suas obras - cedidas por museus e colecionadores provam a sua simplicidade ao fazer os seus personagens: obras confeccionadas a partir do uso de cores chapadas e anti realistas, que inspiraram Pablo Picasso à lançar suas bases do cubismo.
 
3) - Até os seus 34 anos de idade foi operador na bolsa de Valores e exerceu em 1882 a sua arte por puro prazer, exibindo-às em exposições de maneira errante. E, como empobreceu, levou a sério o ofício, por conta da necessidade de sustentar os seus cinco filhos.
 
4) - Por causa do seu fascínio pelas colônias francesas, exibidas numa exposição universal acontecida em Paris de 1889, Gauguin abandonou o seu casamento de 2 anos para ganhar a vida como retratista.
 
5) - Acreditava-se que Paul Gauguin só ganhou fama por que se mudou para o Taiti em 1891.
 
6) - O mestre holandês - que dividia um estúdio com Gauguin - Vincent van Gogh, teve a insana atitude de cortar a própria orelha depois de um desentendimento com o pós-impressionista francês.
 
7) - O pintor fez imersão cultural na capital taitiana Papeete - curtia levar nativas da ilha para a cama, senão para o seu estúdio, retratando-as nuas.
 
 Uma das suas amantes polinésias - Os Ancestaris de Tehamana (1893)
No Taiti realizou "Nunca Mais o Taiti" (uma sombria pintura intitulada O Corvo). 
 











8)- Gauguin não hesitou em fazer alusão ao poema do americano Edgar Allan Poe, quando pintou "Nunca Mais o Taiti". 
 
 A tela Visão do Sermão (1888)
 








9) - As imagens mostradas nesse artigo são de algumas das obras que consolidam a fama de um "artista selvagem".
-

Paul Gauguin Paintings Link You Tube Trilha sonora de Chopin

 
10) - Sua história é empiricamente fornecida nos links destacados nesta publicação - Razão pela qual prefiro suprimir pequenos dados numéricos sob o período em que ocorre muitas das informações fornecidas.
 
Bem, acho que as informações sobre Paul Gauguen podem de certa forma tê-lo(a) divertido. Se você quiser, puder, ou estiver disposto (a) a continuar a tarefa de informar mais sobre esse e, outros notáveis artistas, considere compartilhar com a gente!
Edson Palma no twitter.

Dê mais vida a sua opinião, coloque sua imagem ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar, usando o mesmo e-mail com o qual comentou. Leva 2 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Logo após o código acima adicione a configuração: